segunda-feira, 12 de março de 2012

Erosão e relevo glaciar


Os glaciares são importantes agentes erosivos, transportando elevadas quantidades de sedimentos de diferente granulometria. Este tipo de erosão depende de diversos factores, nomeadamente: a velocidade de deslocação do glaciar, a espessura do glaciar, composição do substrato rochoso, abundância do material rochoso transportado e resistência das rochas que compõem o fundo do vale.
                A erosão glaciar pode ocorrer pela:
- Formação de blocos erráticos, isto é, blocos rochosos de diferente composição litológica em relação ao substrato onde se encontra e que são transportados por um glaciar.

Bloco errático

-A fricção causada pelo gelo e de fragmentos de rocha transportado pelo glaciar formando as rochas estriadas, isto é, rochas no qual a acção erosiva do glaciar terá provocado estrias. Quando as rochas são polidas no lado menos inclinado e fragmentadas no lado mais inclinado, neste caso estamos perante uma rocha aborregada.

Rocha aborregada

                O material transportado pelos glaciares pode ser depositado sob a forma de moreias, isto é, acumulação de sedimentos transportados pelo glaciar normalmente caracterizado por terem granulometria variada. Quando este material consolida forma os chamados tilitos

Tilitos

No entanto existem vários tipos de moreias:

-Frontal: o material transportado na frente do glaciar é desviado para jusante, formando um depósito proeminente.

Moreia frontal

-Terminal: quando o glaciar recua, deixa uma moreia que marca o maior avanço do glaciar. Este depósito pode funcionar como uma barragem e formar uma lago onde se acumula a água do degelo. A moreia terminal marca o limite máximo de expansão do glaciar.

Moreia terminal

-De fundo: formada pela deposição de material debaixo do gelo do glaciar, em contacto com o substrato.
 -Lateral: forma-se nos lados do glaciar, na proximidade das vertentes, por incorporação do material que sofreu erosão ou que foi fragmentado pelos ciclos de gelo e degelo da água. É facilmente identificado pois forma faixas escuras.


Moreia Lateral

-Mediana: forma-se quando as moreias laterais de dois glaciares alpinos se fundem, passando a localizar-se no centro do glaciar.

Moreia mediana


sábado, 10 de março de 2012

Principais tipos de glaciares


-Glaciares de vale (alpinos): Formam-se nas regiões montanhosas e ocupam os vales preexistentes. Podem possuir espessuras na ordem das centenas de metros. Nas latitudes mais baixas, ou seja, próximas do equador, ocupam apenas as secções mais altas dos vales, enquanto nos pólos estas podem espalhar-se desde o início da montanha até regiões próximas dos oceanos.

Exemplo de um glaciar de vale

-Glaciar Piedmont: Resultam de glaciares alpinos que, ao abandonarem os vales, deixam de estar confinados e espalham-se por estas vastas áreas. Também podem resultar da junção de vários glaciares alpinos, podendo atingir vários quilómetros de dimensão. Estes são o tipo de glaciar mais raro.

Exemplo de um glaciar piedmont

-Glaciar continental: Possuem dimensões muito superiores aos glaciares de vale e deslocam-se lentamente, por vezes de forma imperceptível.  Actualmente os principais glaciares continentais encontram-se na Gronelândia e na Antártida.

Exemplo de um glaciar continental (imagem satélite da Antártida)  


domingo, 4 de março de 2012

Paleoclimas - variações climáticas ao longo do tempo

    Os Paleoclimas são as variações climáticas que a Terra sofreu ao longo do tempo, isto é, desde a sua formação até aos dias de hoje. A energia solar é o “motor” do clima terrestre, pois a radiação solar aquece as massas de ar, provocando a sua deslocação. Ao aquecer a superfície da Terra, provoca a evaporação da água que ao ascender na atmosfera arrefece e sob o efeito da gravidade, precipita sob a forma de chuva, neve e gelo. As regiões montanhosas funcionam como obstáculos á progressão das massas de ar húmido, com variações climáticas nos lados opostos das cadeias montanhosas.

      Factores condicionantes:
- Alteração das rochas;
- Destruição das cadeias montanhosas;
- Expansão das dorsais oceânicas;
- Alteração na circulação das correntes oceânicas;
- Erupções vulcânicas;